Os relógios inteligentes, ou do inglês Smarwatches, estão aos poucos conquistando muitos usuários, seja por sua integração com os celulares avisando quando algum evento está para começar, seja por aplicativos instalados no próprio aparelho para monitoramento de parâmetros de saúde ou atividade física.
Pois uma pesquisa da fabricante de antivírus Kaspersky mostra que os smartwatches podem ser utilizados para espionar seus usuários coletando informações sobre atividades e hábitos de seus proprietários para depois enviá-las a atacantes. Estes sinais podem ser a localização, movimentos de braços ou mãos onde os dispositivos estão sendo utilizados.
Os especialistas de segurança já tem demonstrado a algum tempo que os dados particulares dos usuários são muito valiosos. A partir destas informações é possível mapear hábitos, criar perfis digitais falsos e a previsão de comportamento das vítimas.
Para examinar a questão, os especialistas desenvolveram um aplicativo para smartwatch bastante simples, que registra os sinais dos acelerômetros e giroscópio integrados. Os dados registrados são salvos na memória do dispositivo ou carregados no celular via Bluetooth.
Usando algoritmos matemáticos foi possível identificar padrões de comportamento, os momentos e locais em que o usuário estava em movimento e por quanto tempo isso aconteceu. Mais importante, foi possível identificar atividades sigilosas do usuário, incluindo inserção de senhas no computador (com precisão de até 96%), inserção de um código PIN no caixa eletrônico (aproximadamente 87%) e desbloqueio do celular (aproximadamente 64%).
Mesmo com os consumidores estando mais preocupados com sua privacidade, muitos deles estão prestando atenção às plataformas online esquecendo que outras fontes de ameaças menos óbvias continuam em aberto.
Para se proteger destes espiões de bolso ou pulso desconfie de aplicativos que solicitam informações da conta do usuário ou se ele solicitar permissão para enviar dados de geolocalização. Não conceda permissões adicionais aos monitores de atividade física que você utiliza no smartwatch, nem defina seu endereço e-mail corporativo no login.
Também fique atento ao consumo rápido, e fora do normal, da bateria do dispositivo. Isto pode significar que algum aplicativo está consumindo muitos recursos do smartwatch com o envio de informações a terceiros.
Gilberto Sudré